O grupo começou as primeiras reuniões no ano de 2009 com interesse em discutir os anseios da categoria. Um exemplo que sempre é lembrado por quem esteve nas primeiras reuniões é o baixo preço praticado no setor.
Mais de 100 empresários participaram do primeiro encontro. Com o tempo, viu-se a necessidade de aperfeiçoar as ideias discutidas nos encontros. A partir deste momento, os empresários contaram com o apoio do SEBRAE que passaria a organizar a formação de uma Central de Compras.
O nome Floema é usado para designar um conjunto de estruturas da planta encarregado de conduzir a seiva elaborada, constituída por substâncias orgânicas sintetizadas na fotossíntese, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente, os de reserva energética (raízes e caule).
Nas árvores e outras plantas com crescimento secundário, o floema é parte do córtex ou “casca primária” e o termo floema deriva da palavra grega para “casca”.
Durante dois anos, o grupo de empresários madeireiros e o Sebrae estiveram em reuniões, capacitações e consultorias que resultou na criação da Central da Indústia da Madeira “FLOEMA”
104 reuniões;
Com 64 horas de capacitações;
212 horas de consultoria individual;
428 horas de consultoria de acompanhamento;
50 horas de consultoria coletiva;
Total do investimento foi de R$125.236,00 reais